top of page

Nossa história

A cidade de Patos de Minas, Minas Gerais, no Alto Paranaíba, é um município com 153.585(estimativa IBGE/2020) habitantes e possui uma área de 3.190 km².

Em 1939, começou a história do Colégio Nossa Senhora das Graças, em Patos de Minas.

O Professor Anair José de Santana, muito idealista, fundou nessa cidade o "Ginásio Municipal de Patos", que começou a funcionar no antigo prédio do Grupo Marcolino de Barros, construído em 1914. Esse Ginásio se destinava ao desenvolvimento físico, intelectual, moral e religioso da infância e mocidade de Patos de Minas e região. Nessa época, a educação atingia, prioritariamente, os alunos do sexo masculino. 

No dia 09 de maio de 1940, o Colégio recebeu inspeção preliminar e foi considerado regular. Foi reconhecido com o nome Ginásio "Benedito Valadares", em homenagem ao Governador do Estado de Minas Gerais. 

Mudando-se para a Capital, o professor Anair José de Santana passou a direção do estabelecimento ao Monsenhor Fleury, que o assumiu inteiramente, a partir do dia 29 de dezembro de 1942.

No dia 05 de agosto de 1943, Monsenhor Fleury manifestou dificuldades na condução do Educandário e comunicou seu afastamento. Para dar prosseguimento a essa obra, convidou os Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, para assumir a direção. 

Os Padres Sacrementinos e Monsenhor Fleury, preocupados com a formação feminina, convidaram as Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora para assumirem essa causa educativa, e, no dia 21 de fevereiro de 1945, chegaram a Patos de Minas quatro religiosas: Irmãs Regina Fiúza Farias, Odília Vidal, Emerenciana (Isabel Baylão) e Maria Coeli Moura, assumindo assim a cataquese e formação das moças. Nessa época, o diretor era Padre Aristeu Rezende. 

No dia 19 de abril de 1949, Padre Aristeu Rezende passou a direção do Ginásio "Benedito Valadares" aos cuidados das Irmãs Sacramentinas. Irmã Maria Coeli foi a indicada para assumir essa direção e, em seguida, pede a mudança do nome do Ginásio, que passou a chamar-se "Ginásio e Escola Normal Nossa Senhora das Graças."

O Colégio Nossa Senhora das Graças, em sua maior parte de tempo, foi dirigido pelas Irmãs Sacramentinas. Entre 2004 e julho de 2007, foi dirigido pela Profesora Selma Martins Gomes Caixeta, leiga. E, a partir de 2017, está novamente sob a direção de uma leiga, Marlene Gonçalves de Amorim Alves, educadora dessa Escola desde agosto de 1989. 

 

Assim, o Colégio Nossa Senhora das Graças, com ótima infraestrutura, e atendendo aos alunos do Infantil ao Ensino Médio. Trabalha de forma comprometida para colocar em prática a missão, os princípios e valores da Rede Sacramentina de Educação. Conta com profissionais competentes e bem preparados para acompanhar as inovações no campo educacional, a fim de atender da melhor maneira possível a comunidade de Patos de Minas e região.      

FotoCnsg2021.png
bottom of page